sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

QUER SABER MESMO? ENTÃO, VAI TER QUE PESQUISAR UM POUCO. OU LER ALGUMA COISINHA QUE EU TRANSCREVO AQUI. MAS, SE PREFERIR FICAR "PAPAGUEANDO" O QUE A ÍNCLITA "MÍDIA FAMIGLIAR" TE SOPRA, VAI LÁ...

http://tijolaco.com.br/blog/a-historia-do-petroleiro-rubem-e-o-preco-da-anistia-a-fhc-na-petrobras/

A história do petroleiro Rubem e o preço da anistia a FHC na Petrobras

p36
Rubem Gonzalez é petroleiro.
Não o conheço, mas sua história chegou-me por amigos, via Facebook e achei que devia difundi-la.
É uma narrativa crua, dura, do que ele viveu na empresa, nos tempos de FHC.
E um lamento dolorido não apenas pelo PT ter “adotado” figuras que vinham deste período –  vejam que todos os “operadores de falcatruas são “de carreira” e exerceram cargos chave  na administração tucana, inclusive  Delcídio do Amaram, durante meses Ministro de Minas e Energia. Mas por ter aceitado que é ele – e somente ele, como quer o Dr, Moro – o protagonista d tal “maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.
Leia, é de chorar pelo que fizeram  com nossa mais importante empresa e que, hora alguma, agora vem ao caso.

Um pouco da minha história

Rubem Gonzalez, no Facebook
Trabalhei no GEDEP da Petrobras e fui fiscal e supervisor de unidade marítima , entre outras a P-34 , Antigo PP de Moraes, atual Juscelino Kubiscthek , Ela foi totalmente reformada no Caju no RJ no estaleiro da IVI, mas o dono da obra era o estaleiro Astano da Espanha lá pelos idos do final do século passado.
O “incentivo” a indústria nacional naquela época era tanta que até as cortinas dos banheiros vinham de Portugal, tudo era importado, centenas de fornecedores do planeta inteiro, boa parte empresas de fachada abertas apenas para fazer uma venda “laranja”, até da nova Zelândia e do Vietnã tinham fornecedores.
Um verdadeiro cipoal de contratos, subcontratos, concorrências casadas e 90% das obras ganhas pela Marítima que para quem sabe chegou a ter uma das maiores carteiras de encomendas de unidades petrolíferas do planeta sem ter um estaleiro , pessoal ou expertise no meio.
Essa Marítima era apenas uma saleta alugada de 3X4 com uma mesa, um fax , uma linha telefônica e uma secretária feia. Em nenhum lugar do planeta aquela empresa de fachada poderia se habilitar a pegar a reforma de um conjugado no morro do sabão.
Porém no honestíssimo e probo governo FHC essa mistura de galinheiro com prostíbulo detinha 90% da carteira bilionária da Petrobras de encomendas navais, mormente superfaturadas em 30 % na média porque 10 % é gorjeta de garçom.
Foi desse produtivo forno de falcatruas aonde emergiu – e é óbvio e de conhecimento de todos que depois naufragou – e nasceu a sua obra prima, a famigerada e conhecida por motivos trágicos e funestos a Petrobrás – 36, ou P-XXXVI para os íntimos.
O resto é história, história de impunidade, de desvios e corrupção criada pelo PSDB, descoberta inclusive pelo correto tucano Philippe Reichstul , mantida e surpreendentemente acobertada pelo PT que aceita passivamente que toda a história de corrupção da empresa caia em suas costas sem dar um pio.
Afinal foi decretado que a corrupção nasceu em 2003 – e esses fatos que que narrei aconteceram a partir de 1996 -Então de duas uma, ou eu desconheço minha história ou então o sentido da palavra corrupção mudou muito nessas reformas ortográficas que aconteceram no período...


Comentários no Facebook


16 RESPOSTAS

  1. JOSÉ
    Fernando, como bom jornalista que vc é, provavelmente já checou toda a história atras de provas factuais não é msm? Porque um “chegou até vc” é temerário. Ou seria desespero de não ter mais como fazer sua ginástica habitual com os números e notícias vindas da Petro?
    • Paulo ETV
      presunção da culpa pega ,heim?!!!!!!!!
      exercício para casa:
      criminalize,pragueje,xingue, todo café e cerveja que tomar e veja se dar dor de barriga.
  2. Nelson
    “O resto é história, história de impunidade, de desvios e corrupção criada pelo PSDB, descoberta inclusive pelo correto tucano Philippe Reichstul , mantida e surpreendentemente acobertada pelo PT que aceita passivamente que toda a história de corrupção da empresa caia em suas costas sem dar um pio.”

    Não foi só na Petrobras, não. Também a imensa (*) roubalheira perpetrada por FHC e seus asseclas nas privatizações da Telefonia, da Energia Elétrica, da Vale do Rio Doce e de outras empresas, acabou por ser acobertada pelo PT. Livrar a cara de FHC e dos tucanos foi, sem dúvidas, um grande desserviço prestado por este partido ao povo brasileiro.

    * Possivelmente, somente nas privatizações realizadas na ex-União Soviética é que ocorreram roubalheira e corrupção maiores que nos oito anos de FHC no comando do Brasil.
  3. Roberto Monteiro
    E ainda vêm uns trastes por aqui defender o fhc, dizendo que em 14 anos o pt nunca descobriu nada sofre o impoluto príncipe da privataria. Cada um!
    • ernesto
      Não foram só 14 anos meu filho. O PT na oposição vivia, com o auxílio de seus militantes no jornalismo, tentando encontrar qualquer coisa para acusar o governo. Imagina se o FHC comprasse do Vietnã algo que seria mais barato aqui, a gritaria que as gralhas não fariam. Não encontraram antes. E não encontraram depois, quando estavam com o governo na mão. Um roubo de um grupinho aqui ou ali deve ter existido, é óbvio. Mas, como dizem os próprio participantes, nada parecido com a “corrupção institucionalizada” do PT.
      • Sidnei Brito
        Ernesto, já viu a lista de corrupção do TSE?
        Quem foi o campeão de fichas sujas em 2012?
        Bom trabalho de casa!
  4. Celso Junqueira
    Trabalhei na Petrobras Distribuidora em 1972, na rua Acre, no Rio de Janeiro. época d ditadura brava. O Presidente da Petrobras era Ernesto Geisel, depois presidente da República. Muitos militares na empresa. À boca pequena, já se falava em irregularidades aqui e ali, mas todo mundo quieto. Meu chefe me disse uma vez:”O que você ouvir aqui, não passe para a frente. Guarde para si”.
  5. ernesto
    Há um erro crasso no título que fala em “anistia”. Anistia é aquilo que o bandido pode receber, não aquilo que ele pode dar. O Zé Dirceu pode ser anistiado, o Delúbio, o Genoíno, etc. Em breve, talvez a própria alma viva mais honesta possa requerer a sua.
    • LUIZ
      Meu caro. Não estou acreditando que você prega que a corrupção no Brasil é obra do PT. Só mesmo sendo completamente ignorante para acreditar nisso. Busque na história (não na Globo, Estadão, Folha, Estado de Minas e outros lixos), mas na história do Brasil e vai entender o que é corrupção. FHC só não destruiu o Brasil, porque ele é muito maior do que qualquer corrupto. Então, leia um pouco de história antes de repassar essa conversa fiada de que a corrupção é coisa do PT. FHC e sua gangue doaram o patrimônio Brasileiro todo e você ainda vem me falar de “corrupção institucionalizada do PT”. Me ajuda ai!!!!!
    • FAbricio Azevedo
      Meu caro Ernesto, dúzias de coisas foram descobertas, denunciadas e até comprovadas. Mas lembra do “engavetador geral da república” ? Ou do “rolo compressor” do FHC no Congresso ? A quantidade de coisas que foi legalizada na marra é absurda, tudo com o apoio do PMDB, esse partido que só não chamo do que quero para não ofender as senhoritas que fazem da venda do corpo ganha-pão. Isso sem falar do criminoso acobertamento da mídia… Mas vamos falr de fatos mais recentes… O Cérvero, a quem não dou muito crédito, falou de alguns milhõezinhos que caíram na mão da turminha do FHC. Se você acredita nele quando ele fala do PT, porque não quando ele fala do FHC e sua quadr…, digo, seu partido.
      • Manrel
        Fabricio, deixe o Ernesto continuar a passar o “atestado” de mal informado.
        Um burro deve ser levado até a fonte, mas não podes ensiná-lo a beber água.
  6. Batista
    Se domínio do fato, de fato fosse não seletivo, o “estamos no limite da irresponsabilidade”, confessos em tempos da Privataria, seria mais que suficiente para engaiolar toda essa corja que vendeu o Brasil, de pai, para filho, desde 1500.
  7. titus
    A corrupcao desse FHC nao foi so vista por muitos brasileiros mas foi sentida por milhoes!
    E falnado em corrupcao ainda nao descobri quem e o dono da tal da PRIME !!! Alguem?
    O dono dessa laranja esta muito bem escondido(a)
  8. Gerson
    Essa empresa Marítima, era praticamente de fundo de quintal, e passou de uma para outra a ganhar concorrências de construção de plataformas para a Petrobras de centenas de milhões de dólares, e como disse o autor, sem ter um estaleiro. Um dos capítulos desta história está no fundo do mar com os corpos de 9 trabalhadores. Investiguem isso e vão achar tucanos bicudos agarrados nesses contratos.
    • rubem gonzalez
      Fundo de quintal, falou tudo. a certeza da impunidade era tanta que nem se preocuparam em usar uma empresa com tradição no mercado. Saíram do zero e fizeram isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário