segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ó PAULISTA QUERIDO; Ó PAULISTANO AMADO!!! VOSSA INTELIGENCIA E PERSPICÁCIA SÃO TÃO GRANDES QUE PODEM SER CHAMADAS DE BURRICE!!! COMO TE ENGANAM COM FACILIDADE, POVO CULTO E SÁBIO!!! VEEM AS FORMIGUINHAS AMPLIFICADAS PELA MÍDIA, SE PREOCUPAM COM AS MANIFESTAÇÕES DA NOSSA "JUSTIÇA" E NÃO VEEM OS ELEFANTES QUE ESTÃO A ENFIAR-LHES AS TROMBAS!!! Ó PAULISTA... Ó PAULISTANO!!!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-no-auge-da-crise-e-durante-a-campanha-sabesp-triplicou-gastos-com-publicidade/

Exclusivo: no auge da crise e durante a campanha, Sabesp triplicou gastos com publicidade

Abertura de capital da Sabesp em Nova York
Abertura de capital da Sabesp em Nova York
 Esta é mais uma reportagem da série do DCM dedicada a investigar o papel da Sabesp e de seu controlador, o governo do estado de São Paulo, na crise da falta de água. As demais matérias estãoaqui
A Sabesp já investiu R$ 20.135.566,03 mi até o mês de abril está numa tendência de alta. O valor é praticamente o dobro dos R$ 11.074.787,61 aplicados entre janeiro e junho do ano passado.
O aumento dos investimentos publicitários da Sabesp reforça as acusações de Renê Vicente dos Santos, presidente da SINTAEMA (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente), ao Ministério Público do Estado no dia 6 de maio. Funcionário há 18 anos, ele disse aos promotores que a população não foi informada da gravidade da crise na Cantareira de propósito.
“Desde o mês de dezembro de 2013 já era notória, dentro da Sabesp, a gravidade da situação e que esta refletiria no fornecimento de água na região metropolitana. Ficou claro, no entanto, que por se tratar de um ano eleitoral, o assunto não deveria se tornar público”, disse Renê.
A Sabesp divide as propagandas em rádios, jornais, revistas, sites e em outras agências de comunicação. As campanhas são de economia de água e promoção da marca.
O aumento do investimento contrastou com a timidez ou o falso otimismo da cobertura jornalística da crise. A maior parte do montante foi para Globo Comunicações e Participações S/A, TV SBT Canal 4 de São Paulo, Universo Online S/A, Empresa Folha da Manhã S/A, S/A O Estado de São Paulo.
Só na primeira metade de 2014, a Sabesp investiu mais de R$ 11 milhões. Com a seca, o valor aumentou. No segundo semestre do ano passado, o dinheiro de anúncios subiu para R$ 33.387.329,42, o triplo do valor, quando o governador Geraldo Alckmin foi reeleito e o diretor metropolitano Paulo Massato disse que os paulistanos teriam que abandonar a cidade se a seca do Cantareira piorasse.
A maior parte dessas empresas de comunicação é enquadrada como cliente de “demanda firme” em suas contas de água. A Globo e a Folha, por exemplo, possuem descontos de até 75% em suas sedes.
Enquanto a Operação Lava Jato mereceu menções diárias no Jornal Nacional, a seca do Cantareira só ganhou holofotes na Globo no programa Fantástico, e mesmo assim poupando o nome do governador ou de seu partido. O Uol deu manchetes positivas toda vez que o sistema Cantareira aumentava seu volume nas chuvas entre fevereiro e março de 2015. A Veja não deu nada sobre o assunto. A Veja São Paulo, principal revista da cidade, mencionou a questão en passant, sonegando informações importantes aos seus leitores.
Com investimentos milionários em comunicação e uma mãozinha da mídia amiga, a Sabesp mascara sua crise. Nada sobre, por exemplo, as denúncias de que pelo menos oito empresas terceirizadas teriam ex-funcionários em seus quadros e para vencer 42 licitações no projeto de perdas de águas, que é um dos fundamentais para manter o nível da Cantareira mais estável durante a crise.
Atualmente, a Sabesp perde cerca de 30% da sua água em tubulações, com picos de até 40% segundo seus funcionários. O exército já deu as caras na sede. As chuvas pararam em São Paulo em abril. Quando a empresa prezar por transparência e deixar de financiar os amigos com tanta vontade, talvez os paulistas tenham uma chance de passar pela seca com menos sofrimento.

sabesp
Parte da documentação relativa à publicidade
(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).
Pedro Zambarda de Araujo
Sobre o Autor
Escritor, jornalista e blogueiro. Atualmente escreve sobre tecnologia e games no site TechTudo. Teve passagem pelo site da revista EXAME. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, estuda filosofia na FFLCH-USP.