terça-feira, 26 de agosto de 2014

PROGRAMA POLÍTICO DO PT

#DilmaNaTVDia4(noite): A saúde no Brasil mudou muito e vai mudar ainda mais

Hoje, o programa noturno de Dilma para a TV(link is external) apresentou tudo o que ela e Lula fizeram pela saúde dx brasileirx e tudo o que Dilma fará em seu segundo mandato. Todos sonhamos com uma saúde de mais qualidade, e Dilma tem consciência de que ainda há muito a ser feito, mas já avançamos bastante nos últimos 12 anos: o Brasil é um dos poucos países do mundo com grande população que oferece saúde gratuita aos seus habitantes. O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo. Dilma explica que não é fácil manter essa estrutura enorme funcionando, que é preciso um trabalho conjunto entre governo federal, estado e município. Ela já garantiu que 25% dos lucros da exploração do pré-sal sejam investidos em saúde. De 2002 pra cá, o orçamento destinado à área aumentou em 97%. Vamos ver os programas que Dilma fez para garantir mais saúde a todxs os brasileirxs?
Mais Médicos
Dilma criou o Mais Médicos, que levou atendimento a quem precisava em todos os cantos do Brasil. Hoje, o programa conta com 14 mil profissionais espalhados por 3.785 municípios, beneficiando a mais de 50 milhões de brasileiros no país inteiro. Ao contrário do que muita gente pensa, o Mais Médicos beneficia, principalmente, as periferias das grandes cidades. Para se ter uma ideia, a maior demanda por profissionais veio de São Paulo, o estado mais rico do país.
Dilma visitou o posto do Jardim Jacy, na periferia de Guarulhos – SP e conversou com o médico Cesar Yamashita que contou que já chegou a ficar oito meses atendendo sozinho na unidade. O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, explica que essa era uma das maiores dificuldades enfrentadas nas periferias do país: unidades básicas de saúde tinham estrutura, mas não conseguiam manter uma equipe completa. Hoje, com o Mais Médicos, o posto de Jardim Jacy conta com 6 novos profissionais – 4 brasileiros e 2 cubanos, todos perfeitamente integrados. Juan Gusmele e Hilda Suarez, médicos cubanos, dão seu depoimento dizendo que todos trabalham “como uma grande equipe e isso é o mais importante”. Yamashita conta que os médicos “são fantásticos” e “muito sociáveis”, e que desafogaram o atendimento na unidade.
O Brasil precisava urgentemente dos Mais Médicos porque forma menos profissionais do que o necessário e a maioria deles se concentra nas regiões sul e sudeste onde, mesmo assim, faltavam médicos. O programa surgiu para suprir essa necessidade. É importante esclarecer que todas as vagas foram oferecidas e profissionais brasileiros, portanto as vagas ocupadas por estrangeiros são as que foram dispensadas pelos médicos formados aqui.
Novas vagas para os cursos de medicina
Além de criar o Mais Médicos, Dilma está trabalhando para aumentar a oferta de profissionais em todo o país. Ela está ampliando os cursos de medicina  nas cidades mais carentes de atendimento. Já foram criadas 4.041 vagas e a meta é criar mais 11.500 vagas. A presidenta também abriu 5.125 novas vagas de residência médica em áreas prioritárias, como pediatria, ginecologia, cirurgia e medicina da família. Além disso, mais 7000 vagas serão abertas nos próximos 4 anos.
Provab
Com o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), Dilma criou estímulos para que os profissionais da saúde trabalhem e façam suas especializações nas regiões mais carentes de atendimento. Essa medida já levou mais de 1100 enfermeiros e dentistas e mais de 4 mil médicos aos postos de saúde das periferias das grandes cidades e do interior do país.
O trabalho de Dilma pela saúde também inclui 104 parcerias com laboratórios públicos e privados, o que diminuiu a necessidade de importar medicamentos para o Brasil e estimulou o desenvolvimento tecnológico do setor. Dilma também está ampliando toda a rede de Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) e Unidades 24 horas – são 328 UPAs construídas e 342 em construção – e consolidou o SAMU 192 como o maior serviço de emergência do mundo.
Saúde da Família
Na atenção básica, Dilma ampliou o Programa Saúde da Família – com mais de 37 mil equipes - e vem construindo  milhares de postos de saúde em todo o país : são mais de 7 mil Unidades de Saúde Básicas (UBS) construídas e mais 13.046 em construção.
Banda Larga Para Todos
Quer saber o que conexão de banda larga tem a ver com saúde? A gente explica! Graças ao Programa Banda Larga Para Todos, 13 mil unidades de saúde já estão totalmente informatizadas e conectadas entre si. Isso agiliza os tratamentos e permite que os médicos que trabalham em regiões isoladas do Brasil se comuniquem com profissionais especializados do país todo. Por isso, Dilma quer levar banda larga para todos os postos de saúde nos próximos 4 anos.
Saúde Não Tem Preço
Com o Saúde Não Tem Preço, mais de 22 milhões de brasileirxs foram beneficiadxs com a distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão, diabete e asma na Rede Aqui Tem Farmácia Popular. Além disso, Dilma ampliou as campanhas de vacinação e hoje somos um dos países com maior número de vacinas oferecidas – são 180 milhões de doses por ano oferecidas gratuitamente a crianças, jovens, adultos e idosos.
Rede Cegonha
Pensando nas mulheres de todo o Brasil, Dilma criou a Rede Cegonha, ampliando o acesso e a qualidade do pré-natal e do parto, o que ajudou a fazer do Brasil um dos países que mais reduziu a mortalidade infantil no mundo, um dos Objetivos do Milênio.
E o que vem de novo? Mais Especialidades!
A presidenta Dilma explica no programa que o que há de mais urgente a ser feito pela saúde hoje é acabar com a demora na realização de exames e consultas com especialistas: “é aí que eu pretendo avançar como nunca nos próximos 4 anos. Para isso, vou criar o programa Mais Especialidades”, declarou.
O novo programa de Dilma Rousseff para a saúde vai funcionar também agilizando o atendimento. A meta é criar em todas as regiões do país uma rede de clínicas especializadas integrada por unidades do sistema público já existentes ou que serão construídas e por clínicas privadas e instituições filantrópicas, assim, consultas, exames, tratamentos e cirurgias de pequeno porte poderão ser feitos sem demora, no mesmo lugar e no tempo certo.
Em sua participação, o ex-presidente Lula(link is external) alertou: “eu posso garantir que Dilma é o que tem de verdadeiramente novo na política brasileira. Esse é um dos principais motivos por que lutei para que ela me sucedesse”. Lula também ressaltou as qualidades de Dilma à frente da presidência: “Dilma possui uma visão diferente dos problemas que um político tem que enfrentar. (...) Dilma tem uma seriedade, uma capacidade de trabalho e uma coragem de tomar decisões que são raras em qualquer pessoa. Entre todos os candidatos, ela é quem tem mais condições de continuar a aprofundar as mudanças que o país precisa, porque precisamos seguir pra frente, e não dar um passo pra trás”.
Mande o seu vídeo de apoio à campanha de Dilma aqui pro Muda Mais. A gente adora te ouvir e te ver. E acompanhe as nossas coberturas dos programas de Rádio, TV e debates pelo Facebook(link is external) e Twitter(link is external).

Nenhum comentário:

Postar um comentário