segunda-feira, 7 de abril de 2014

FAZ TEMPO QUE O FERNANDO BRITO VEM FAZENDO UM HISTÓRICO SOBRE A ÁGUA POTÁVEL EM SÃO PAULO -DE RESPONSABILIDADE DA SABESP!-. VEJA NO SEU BLOG http://tijolaco.com.br/blog/ . AGORA, NESTE POST, A REAL SITUAÇÃO DA ÁGUA EM SÃO PAULO, QUE VAI SIM, COLAPSAR EM BREVE!!!

http://tijolaco.com.br/blog/?p=16433

Água em São Paulo: já não se pode ocultar a verdade

7 de abril de 2014 | 11:43 Autor: Fernando Brito
canta0704
A semana não termina sem que comece, de fato, o racionamento de água em São Paulo.
Mesmo que a Sabesp adie o anúncio da medida, terá de coloca-la em prática, com mais intensidade que os cortes seletivos que está aplicando agora.

Na quarta-feira estarão sendo testados os temores de que, abaixo dos 5%, a perda de pressão hidráulica possa influir negativamente na vazão de saída do túnel que transfere água do reservatório Jaguari-Jacareí, o maior do sistema, e que hoje tem meros 5,28% de seu volume de água.
O sistema formado pelos quatro reservatórios capaz de, de fato, estocarem água no Cantareira caiu a 12,5%, 3,06% a menos que em 7 de março. Assim mesmo graças ao deliberado esgotamento do seu principal reservatório, que baixou 5,3% no mesmo período.
O “restinho” que a Sabesp arredonda e soma, referente ao reservatório Paiva Castro, só tem volume para operar um dia ou dois.
Seriam quatro meses de água, se o sistema fosse capaz de funcionar até o zero –  mas não é – e se as chuvas seguissem generosas como as do último mês, acima da média.
Nada indica que isso vá acontecer, porém.
Ao contrário.
A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, publicou um mapa de previsões de precipitação que indica um cenário muito ruim para a área do Cantareira (que é a área delimitada em roxo): nos próximos 15 dias, só um de chuvas relativamente fortes, nos outros apenas garoa ou nada.
Está reproduzido aí ao lado.
Chegou-se ao limite da irresponsabilidade.
Seguir assim, com uma perda (água afluente – água defluente, que sai do sistema) na ordem de um bilhão de litros diários, que não são suficientes para três meses de consumo, é uma loucura que nenhum objetivo eleitoral do Sr. Geraldo Alckmin tem o direito de justificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário