sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O ZÉ VOLTOU! MAIS LEVEZINHO??? NADA!!! ME AGUARDEM...

Remetido pela minha filhinha querida, aniversariante de hoje!!!

"Queridos amigos. Hoje quero compartilhar uma história muita importante com vocês. 
Ontem passei por uma cirurgia para doação de medula óssea no Hospital Alemão Oswaldo Cruz aqui em São Paulo e foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Decidi contar isso de forma pública pelo face para estimular as pessoas a se cadastrarem como doadores e também para desmistificar algumas coisas sobre esse procedimento. 
Há 3 anos me inscrevi no REDOME, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=677) sem saber se um dia eu seria chamado. Felizmente esse dia chegou. Cerca de 2 meses atras recebi um telefonema do INCA. Alguém, em algum lugar precisava de uma doação de medula que só eu poderia fazer. Foram necessários diversos exames para confirmar a compatibilidade e outros tantos para garantir que eu estava 100% apto para a doação. 
Fui ao hospital há 15 dias quando conversei com os médicos que fariam a cirurgia, Dr Celso e Dr Murilo, ambos profissionais com mais de 20 anos de experiência em transplantes, pessoas notáveis e amaveis que me receberam muito bem e dedicaram o tempo deles para esclarecer todas as minhas duvidas sobre o procedimento. Eles me contaram clinicamente o que é a Leucemia e como é dificil achar um doador fora da familia. Um doador compatível pode demorar de 6 meses a 1 ano para ser encontrado, espera que para a maioria dos pacientes é longa demais e eles não resistem. Por isso toda a alegria dos médicos quando eu topei o procedimento. Eles me explicaram que o receptor iria receber doses altas de radio e quimioterapia 5 dias antes da cirurgia para eliminar todas as celular da medula, as boas e as cancerígenas. Essa pessoa ficaria sem nenhuma defesa com o sangue "zerado", para então receber o meu sangue. Eu não podia desistir. 
Ontem entrei no centro cirurgico por volta das 8:00, recebi uma anestesia geral então não senti dor nenhuma, foram 1100 ml retirados e no mesmo dia aplicados em outra pessoa. Todo o procedimento foi rápido, levou apenas 1:30. Também recebi uma anestesia local que ajudou muito quando acordei. Sem dor. O máximo senti um leve incomodo na coluna e fiquei um pouco lento para me mover. 
Daqui alguns dias já vou estar 100% e alguém em algum lugar, em breve também estará recuperado, com uma vida nova pela frente. O médico disse que tivemos 100% de compatibilidade, e que pelo sangue que temos em comum essa pessoa poderia ser meu irmão ou irmã. Não fiz a doação pensando nisso, para falar a verdade não pensei muito, só achei que seria uma coisa boa e que não custava nada. Eu tinha algo em mim que poderia ajudar alguém, então porque não. Agora, imaginando que algum dia alguém que eu ame precise de alguma ajuda espero que essa pessoa também encontre um irmão por ai. 
Se você ainda não esta cadastrado no REDOME faça isso o quanto antes. Você tem um irmão de sangue em algum lugar precisando de você. 
Se já pensaram em ser doadores mas ficaram com medo de qualquer coisa, ou se tem dúvidas sobre como é o procedimento podem me perguntar. 
Abraços
Pedro"
Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) - INCA
www.inca.gov.br
Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME)dos Estados Unidos (quase 7 milhões de doadores) e da Alemanha (quase 5 milhões de doadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário