domingo, 22 de dezembro de 2013

A FOLHA DE SÃO PAULO NÃO ENGANA MAIS NEM MESMO SUA OMBUDSMAN. VIVE TOMANDO BRONCA E VAI "CAGANDO E ANDANDO". E O PIOR É QUE O DEPOSITÁRIO DE SUAS MENTIRAS É VOCÊ!!!

http://tijolaco.com.br/blog/?p=11836

Ombudsman da Folha confirma: Snowden não pediu asilo

22 de dezembro de 2013 | 13:19 Autor: Miguel do Rosário
snowden
Já tínhamos cantado isso durante a semana. Snowden não pediu asilo ao Brasil. A manchete da Folha estava errada.
Agora a própria ombudsman da Folha, Suzana Singer, confirma a informação. Trecho da análise de Singer de hoje:
*
Na carta, Snowden não faz um pedido de asilo –segundo a reportagem, para não criar um constrangimento com o governo russo, que lhe dá abrigo até 2014.
O jornalista Glenn Greenwald, que deu o furo sobre as ações da Agência de Segurança Nacional dos EUA, tuitou: “A grande imprensa é incapaz de ler uma carta curta antes de fazer uma manchete falsa a respeito? Não é tão difícil…”.
A editoria de “Mundo” diz que baseou a manchete em uma apuração em “off”, não na carta, mas isso não estava claro no texto.
O jornal poderia ter evitado esse desgaste se destacasse no título o fato de Snowden ter oferecido ajuda para apurar crimes de espionagem cometidos contra o Brasil. Era um ponto importantíssimo, polêmico e… estava na carta.
*
Ele pode até querer vir morar no Brasil. Muita gente quer (para espanto de nossos vira-latas). David Miranda e Glenn Greenwald querem que Snowden venha morar no Brasil, por razões óbvias. Glenn é o jornalista mais próximo de Snowden, e os dois desenvolvem um trabalho juntos. Um trabalho excepcional, diga-se de passagem.
Em diplomacia internacional, porém, querer não é pedir.
Eu também acharia ótimo que Snowden ganhasse asilo político no Brasil, só que entendo que isso deve ser construído com muito cuidado, afinal estamos lidando com um dos homens mais odiados pela mais poderosa agência secreta do mundo, a NSA.
Entretanto, na carta que escreveu ao povo brasileiro, Snowden não pediu asilo ao Brasil. Se pedir diretamente, teremos que analisar e minha opinião será de que o asilo deva ser concedido, mas vai custar caro. O governo brasileiro terá que separar alguns milhões de reais para dar plena proteção a Snowden, e aproveitar a oportunidade para constituir um serviço decente de inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário