quinta-feira, 19 de setembro de 2013

REDE GLOBO E EU??? NADA A VER!!!

EDITORIAL (hehe) 03.09.2013

Demorei para acreditar que o globo, aparentemente o jornal, tinha se desculpado e se declarado errado ao apoiar o golpe de 1964.
Quando eu li o tal “editorial”, percebi que as “desculpas” foram produzidas já com muitas mentiras, dizendo que apoiou, quando na verdade, ajudou, mesmo antes do golpe, incentivando a direitona brasileira da época, as tfp´s e outras a fazerem as tais “marchas pela família e liberdade”, ou algo que o valha e incentivando as notícias de que o Brasil estava próximo de ser entregue ao comunismo caso continuasse nas mãos de Jango.
Também não faltaram pretensos motivos para que o globo tivesse assim agido.
Estranho, muito estranho. Principalmente quando “elles” alegam sensibilidade à voz das ruas!!! Quaquaraquaqua!!! Desde quando os poderosos se curvam ou se curvaram a “opinião pública”?
Muito pelo contrário: são produtores de opiniões que “elles” mesmos passam a dizer que são opinião pública, quando na realidade, são opiniões publicadas.
Mas, deixemos de lenga lenga e vamos falar um pouquinho sobre o que eu conheço da rede globo de televisão, que hoje é, sem dúvida nenhuma, carro chefe do grupo.
Em 1964 eu tinha 11 anos. Naquele tempo, beneficiado pela sorte, minha família já tinha televisão e a gente acompanhava a Tupy, com suas precursoras e famosas novelas, a Record, a Excelsior, a Cultura e, muito dificilmente a TV Paulista, canal 5, que em pouco tempo se tornaria TV globo, passando depois a integrar a rede globo, já em nível nacional.
Me recordo perfeitamente que a Record, no meu tempo, era absoluta. Detinha a maior linha de artistas, com os tropicalistas, a jovem guarda, os clássicos; de shows – quem nos seus cinquentinha de idade não se recorda do “show do dia 7”, dos festivais, das “tardes de domingo”,- enfim, a Record nadava de braçada.
Então, em sucessivos golpes de “azar” e através de uma coincidência incrível, tudo o que era da Record, chamada então de “a maior”, começou a pegar fogo.


Foram os auditórios, sendo que o da Consolação, queimou em duas ou mais ocasiões, o Paramount, os estúdios da Miruna, caminhões de externas, arquivos de acervo... Enfim, tudo queimava!!!
Enquanto isso, a globo ia crescendo, contratando todo mundo, ganhando mais e mais espaço.
Já naquela ocasião, a gente percebia que ela estava a serviço da ditadura militar, como o braço midiático dos golpistas. E, crescendo, ganhando mais e mais espaço.
Enquanto isso, a Record queimava e se afundava...
Recentemente a gente ficou sabendo (pelo menos eu) que o poderio da globo veio de uma injeção de grana altíssima feita através da time life, em operação proibida na época.
Mas proibida para quem mandava ditatorialmente no Brasil??? Quaquaqua!!!
A ditadura talvez não perdurasse tanto tempo sem o braço midiático da globo. E, com certeza, a globo não cresceria sem o apoio total dos “governantes” de plantão.
E, esse crescimento foi o que de pior aconteceu no Brasil, desde sempre.
Para aqueles que dizem que a globo tem um excelente departamento jornalístico, eu gostaria de lembrar que, jornalistas da emissora não tem minimamente possibilidade de se expressarem livremente. Veja o caso dos excelentes Azenha, Rodrigo Vianna, Boechat, Marco Aurélio Mello e o Paulo Henrique Amorim, só para ficarmos nesses que saíram ou foram escorraçados da emissora, principalmente quando ousaram discordar dela em suas preferências políticas.
E, por falar em preferências políticas, a globo sempre esteve ao lado do poder e dos poderosos. Não dá para negar que foi ela que elegeu o Collor, o caçador de marajás, através de maciço apoio midiático e, quando viu que a corda ainda assim, poderia se romper, fez a descarada e posteriormente confessada (pelo Boni) edição do debate CollorXLula. Além de ter “conseguido” depoimentos de pessoas que foram fundamentais para a derrota do Lula em 1989. Esqueceu da Miriam, a “mãe” da Lurian? Eu não!!!
Ainda agora eu estou lendo o “Príncipe da Privataria”, do excelente Palmério Dória, onde, com todas as letras (para quem não conhecia o assunto) é contada a história da Miriam Dutra e o filho do FHC, que afinal, apesar de reconhecido por “elle”, não resistiu a um exame de DNA pedido pelos filhos da Dona Ruth.
No livro, ou através de alguns pouquíssimos relatos da mídia alternativa (parece que só a “Caros Amigos” fez uma reportagem na média mídia) a gente fica sabendo que, sendo ela funcionária da globo, o Alberico Souza Cruz, pela globo e o Serjão e o Serra, lado político da encrenca, foram as pessoas que se encarregaram de manter a jovem calada e a criança devidamente escondida por longos 18 anos!!! Ainda hoje está “exilada” na Espanha.
Fico imaginando e entendendo como a coisa funcionou, em função do enorme “favor” que o FHC, que tinha a globo como sua aliada de primeira e todas as horas, ficou a esta devendo!
Pagamos, nós brasileiros, muito caro por isso. Não tenham dúvida! Não dá para esquecer o “proer da mídia”, que, ao final de 2002, salvou a globo!
Mais recentemente, os candidatos da globo a Presidente, vem sendo fragorosa e por que não dizer, milagrosamente, derrotados.
Isso, apesar de todas as armações, que “Ella” faz, ou para as quais dá guarida e amplificação.
Dá para esquecer o “dossiê dos aloprados”, a sensacional agressão ao Serra por uma bolinha de papel assassina, (o “perito” Molina participou de uma reportagem do jn, de mais de 7 minutos para provar o impossível) o desespero do Bonner (aquele que chama seus telespectadores de Homer Simpson) tentando “matar” (eu espero que só jornalisticamente) a Dilma, apesar dos sinais pedindo-lhe calma, feitos pela Fátima?
Os telejornais totalmente favoráveis ao “neoliberalismo” pregado pelos malfadados “PSDB/DEMo?PPS?
Até em novelas andaram falando do mensalão do PT!!! Já o mensalão do PSDB, muito mais antigo e pai de todos, recebe um tratamento jornalístico brandíssimo, isso quando tocam nele!
Por falar em mensalão, apenas em uma edição usaram 18 minutos do mesmo jn para tentar fazer com que o calendário do julgamento atingisse seu objetivo, de não permitir que partidários, principalmente do PT, fossem eleitos. E, devem ter ficado muito chateados, quando até a Prefeitura de São Paulo “elles” perderam!!!
E isso, apesar da simbiose rede globo/políticos, principalmente depois da passagem nefasta do ACM pelo Ministério das Comunicações, quando dezenas de emissoras, cedidas pelo ACM a políticos, principalmente do Nordeste e, maciçamente de partidos de direita, PFL disparado a frente, que gerava um círculo vicioso para nós, povo, mas virtuoso para “elles”, globo e políticos, quando, os políticos fazem o que a globo quer e a globo faz o que os políticos precisam para se perpetuar no poder. Muitos ainda assim permanecem, apesar da limpa que vem sendo feita no coronelato nos últimos dez anos. E o “bolsa família”, combatido a mais não poder, fez com que grande parte desse poder se fosse...Trabalhar a troco de comida e moradia, com certeza de péssima qualidade, NUNCA MAIS!
Muito mais eu poderia falar no aspecto político da maléfica influência da “vênus platinada”, mas, não foi só na política que suas más influências se fizeram notar.
O poder das organizações escravizaram a tudo e a todos. Seu poderio midiático gerou cada vez mais heróis e anti heróis neste país.
O caso do futebol é emblemático: a associação da globo com a CBF foi muito mais que nefasta.
Foi quase que definitiva para diminuir e quase acabar com o nosso futebol, a partir do momento em que a globo, conivente com os malfeitos havelangísticos e teixeirísticos, (ainda agora temos sendo investigados, caso de propina paga pela globo a “elles”, em paraísos fiscais) passou a fazer ela própria o calendário dos nossos já combalidos campeonatos. Partidas começando as 10 da noite!!! Só para deixar livre o horário nobre para as novelas...
Isso só existe por que a globo é praticamente monopolista no futebol brasileiro, diferentemente do que acontece, por exemplo, na Argentina, onde os campeonatos são adquiridos por emissoras estatais. Lá se assistem jogos, a exemplo da maioria dos países desenvolvidos, em diversos horários. Já por aqui...
Me lembro da globo abandonar as transmissões da F1, quando creu que não haveriam brasileiros se destacando e, que “tomou”de volta da Band, quando o Piquet começou a ganhar corridas.
O que dizer de outros esportes, dos quais ela se apossa quando já desenvolvidos por outras emissoras ou então, atendendo única e exclusivamente seus interesses, principalmente o financeiro.
Poderio é isto: recentemente o Caio Blat contou suas peripécias com a globo, quando essa lhe ofereceu “sociedade” em filmes produzidos por ele. Ele aceitou e tomou diversos sustos, do tipo: a globo, através de seus programas, Jô, Altas Horas, Fátima, Ana Maria, faz a divulgação dos filmes e, pasmem, cobra regiamente para fazer isso. Do produtor!!! Caramba, não são sócios? Sim, mas para a globo, o meu $$$ primeiro!!!
Então, se quer mesmo se “desculpar” e se “penitenciar”, que pare de ser braço político da direita, que traga para as novelas bons exemplos, que faça campanhas educacionais, em todas as áreas, que passe a ter um jornalismo realmente isento...
Nem quero que ela pague, inclusive em dinheiro, os prejuízos, que direta ou indiretamente trouxe a organizações, empresas e, principalmente a pessoas as quais prejudicou para, por exemplo, se tornarem seus donos, hoje, três das dez maiores fortunas do Brasil, segundo a Forbes.
Eu costumo dizer que se tem alguém ou alguma coisa que pode realmente mudar este país, essa “coisa” é a mídia, desde que bem orientada, honesta e civilizadamente.
E, pela importância, na minha opinião, não muito ortodoxamente, que a rede globo alcançou em terras tupiniquins, seria de se esperar que tomasse a frente.
Mudaria o Brasil, para muito melhor.
A pergunta é essa: SERÁ QUE “ELLES” SE INTERESSARIAM POR ISSO?
Beijim´s
Zécarlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário