segunda-feira, 16 de setembro de 2013

NÃO É A TOA QUE A "GRANDE IMPRENSA", OS "OPOSITORES DO GOVERNO" E OS "JUSTICEIROS DO JUDICIÁRIO" ODEIAM A BLOGOSFERA INTELIGENTE!!!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/em-1998-congresso-decidiu-manter-embargo-infringente/

Em 1998, Congresso decidiu manter embargo infringente

A Câmara dos Deputados manteve, deliberadamente, a possibilidade de apresentação de embargos infringentes nos julgamentos do Supremo Tribunal Federal.
O GLOBO encontrou nos documentos de tramitação da mensagem presidencial número 43, de 1998, a análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sobre a manutenção dos embargos e a opção dos parlamentares foi expressa a favor desse último recurso.
O debate foi suscitado pela chegada do texto do presidente Fernando Henrique Cardoso que propunha a extinção dos embargos.
No entanto, ao longo da tramitação da mensagem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o então deputado Jarbas Lima, hoje professor de direito constitucional da PUC do Rio Grande do Sul, apresentou um voto em separado pedindo a supressão do trecho que previa o fim dos embargos.
Lima ainda defendeu a necessidade de manutenção dos embargos justamente pelo fato que hoje tanto anima os condenados do mensalão: a possibilidade de uma nova composição do tribunal levar à revisão de condenações.
Apesar de o deputado Djalma de Almeida Cesar, que era o relator da matéria, ter defendido em seu primeiro voto a extinção dos embargos, conforme proposto por FHC, ele mudou de posição ao longo da discussão.
No voto final, que acaba se transformando em lei, acatou a sugestão de Jarbas Lima e suprimiu o trecho que punha fim aos embargos.
Na avaliação do doutor em direito Constitucional pela PUC-SP Erick Wilson Pereira, a existência desse debate dentro do Congresso dará novo argumento para os defensores dos embargos.
“Esse fato não foi debatido em nenhum instante”, diz ele. “Se tivessem ciência disso, pode ter certeza que os defensores teriam levantado isso. É um fato novo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário