segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"O QUE BARBOSA, O RUY, PENSARIA DE BARBOSA, O JOAQUIM?"

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-ministros-do-stf-e-o-debate-de-ideias-no-direito

Os Ministros do STF e o debate de ideias no Direito


Por Cristiana Castro
Barbosa e os demais ministros, a exceção de Lewandowski, pretendem abolir do Direito o que ele tem de mais belo. Os debates, o duelo de ideias, o contraditório, a ampla defesa, a boa argumentação, o tudo e qq coisa pela liberdade...  Putz, a glória de derrubar na capacidade argumentativa a mais óbvia das teses, vendida por algumas moedas ou alguns minutos de holofotes. Minha vingança é que um cara como JB não sabe e nunca vai saber o que é remar contra a maré, brigar contra todos os fatos, apostar todas as fichas por acreditar ser uma luta justa e sair vencedor, sem moedas e sem holofotes mas com a certeza de ter contribuido para que  fosse feita Justiça. Essa é nossa obrigação e cada um de nós vai ter que fazer isso do jeito que der. Não importam os meios ou a linguagem que vamos usar desde que a Justiça se faça e a liberdade seja mesmo o que ela é, o bem maior de todo ser vivo.
O problema de nossos ministros é a limitação intelectual, não tem capacidade argumentativa e, portanto, limitam-se a leitura de textos produzidos pelos seus assessores. Não lutam por Justiça e sim por seus cargos e aí, um Lewandowski, estraga a brincadeira pq nos devolve aos bancos da faculdade e a gente lembra o que nos moveu um dia e que ,logo depois nos fez abandonar o Direito.  Talvez, muitos de nós, tenhamos abandonado o Direito muito cedo; talvez, se tivessemos insistido, um cara como o Lewandowski não estivesse tão "aparentemente" isolado, hoje e uma Rosa Weber, pudesse sentir-se mais segura para contrapor a Justiça ao "Direito interpretado", como deve ter feito diversas vezes, ao longo de sua carreira. 
Aos que trocaram o Direito pela política ( e somos muitos ) por termos descoberto, cedo, que o Direito era um apêndice da política, lembro que o que fazemos, hoje é muito mais Direito do que política e é certo que a verdadeira militância pode sim, estar no Direito. Pode ser que tenhamos feito uma opção errada e ainda há tempo de rever opções.  Ministro Barroso e Ministro Gilmar Mendes são os garantistas do STF mas, nas últimas sessões tem feito é política, strictu sensu, o que não os desqualifica mas, a verdade é que não estão sendo garantistas, porra nenhuma.  Ministro Teori, está fora de qq observação, por motivos óbvios.  CL, CM, Fux e Toffoli, ainda não encontraram um caminho e nem sei se um dia vão encontrar.  JB, é o cara posto para tentar submeter o Judiciário a opinião publicada, ou seja, midiatizar a Justiça é a Justiça a serviço... ( o que nos afasta do Direito ). Ricardo Lewandowski é a defesa da Justiça a qq preço, sobre todas as coisas ( o que um dia nos levou a faculdades de Direito); Ministro Marco Aurélio Mello, a combinação de tudo, a porralouquice que domina o mundo, direito, justiça, política, interesses, felicidade, raiva... ( é o que faz com que militantes políticos assistam a TV Justiça ) E aí sobra a Rosa Weber... Que poderia ser a síntese da porra toda pq ela tem todos eles e, no entanto, não se expressa. É estranho. Eu não tenho a menor dúvida que seu objetivo é fazer Justiça, assim como o Lewandowski; que pode ser objetiva a ponto de cortar JB, já fez isso, na primeira fase, "é assim que eu voto presidente" e que pode ser alegre com o  MAM, "eu tenho Dulcinéia mas não tenho Sacho Pança e Dom Quixote... " Eu queria ouvir ela falando mas, parece que não dá, ou não pode, eu não sei. Não existe juiz trabalhista quietinho e bonzinho assim, não.  Vambora, Ministra Rosa Weber, a Sra é uma militante eterna da área trabalhista, a gente já é visto como a escória do Direito mesmo e nunca deu a mínima para isso. Vai lá, Ministra, PROVE para a gente que a luta vale a pena; a gente achou que já tinha valido qdo a senhora chegou ao STF. Não deixa eles engolirem a gente, não. Pode meter o pé na porta que a gente vai estar bem aqui, atrás. Não acompanhe NINGUÉM, a sra é exemplo, agora e quem quiser que te acompanhe. Ô porra, ministra Rosa Weber, a sra é Ministra do Supremo Tribunal Federal. Mostra aí pra esse povo como é que a banda toca aqui embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário