quarta-feira, 31 de julho de 2013

IDHM - DESCUMPEM-ME, MAS, EU JÁ SABIA!!!

Vá por onde eu for, sempre procuro saber como estão as coisas, a vida e a percepção de muita gente.
A melhor resposta que eu encontrei até agora, foi de um rapaz, trabalhando em um bar no Aeroporto de João Pessoa:
-Poderia estar melhor, mas, nunca esteve tão bom!!!
Via de regra, é uma tendência do ser humano e isso se verifica de maneira especial no brasileiro, não ser muito otimista em resposta a perguntas do tipo: Está tudo bem na sua vida?
-Mais ou menos...vamos indo...vai tudo do jeito que Deus quer...não tá bom não...
Isso, para os mais pobrinhos.
Já os "riquinhos", são mais reticentes ainda quando tem que responder a essas perguntas.
Talvez temendo algo como ser sequestrado, ou que se lhes peçam dinheiro emprestado.
Entretanto, o que se observa, de uma forma geral, é uma melhora substancial na qualidade de vida de todos os brasileiros.
Desde os grandes bancos até e, principalmente os mais miseráveis, vem obtendo uma melhora substancial em seus bens materiais e qualidade, quer seja de lucro, quer seja de vida.
Outra coisa que eu pergunto e só uma pessoa, o "demo" (rentista), conseguiu me responder com algo diferente de um "nada", ou de um profundo silêncio, é:
-O que piorou na sua vida nos últimos 10 anos? Faço essa mesma pergunta já há uns quatro anos, portanto fui mudando o prazo, 6, 7, 8, 9 anos, até agora.
Fora o "cramulhão", que vive apenas de rendas e não é Cearense, ninguém me disse nada que pudesse ter piorado para eles. Para ele, entretanto, a queda na taxa SELIC, foi algo que não poderia ter havido de jeito nenhum!
Recomendo que leiam aqui, para ver a diferença entre o BOLSA FAMÍLIA e o BOLSA RENDA!
Para mim, só melhorou.
Para o povão, nem se fala.
Se percebe, se sente, principalmente quando a gente anda pelo Nordeste.
A começar pelas estradas, desde a capital de Sampa, até o Rio Grande do Norte.
Quanta diferença de 2002 ou mesmo 2003.
As estradas são as mesmas, antigas, com seu traçado idoso, porém, praticamente sem buracos, bem cuidadas.
Quanta diferença.
O trânsito já não é um privilégio das grandes cidades; o vai e vem de pessoas, do comércio, é frenético.
Muitas e muitas novas "plantas" industriais podem ser vistas, quer na margem da Dutra, quer nas BR´s.
Empreendimentos residenciais então...aos gorgotões.
O Brasil mudou. E, para muito melhor. Há o que se fazer ainda? Claro que sim, mas o atraso secular vem sendo reduzido, inexoravelmente.
A  minha sensação, meu "feeling", foram muito bem contemplados pelo último estudo da ONU (que até onde me consta, não é PTista) e que retrata através de estudos profundos a espetacular alteração havida no Brasil desde 1991, até 2010 e, eu me arrisco, com base em números, a dizer que isso aconteceu de forma muito mais acentuada nos últimos governos, mais especificamente, nas eras Lula e Dilma.
Como contribuição, vão algumas imagens e o link para se acessar o conteúdo do estudo da ONU.
Beijim´s
Zécarlos
http://www.pnud.org.br/IDH/Atlas2013.aspx?indiceAccordion=1&li=li_Atlas2013


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário