quarta-feira, 10 de julho de 2013

ATAQUES AO FACEBOOK - LEMBRANÇA DA AMIGA VANI CAMPOS.

http://maureliomello.blogspot.com.br/2013/07/receita-contra-o-facebook-diaspora.html

8/07/2013

Receita contra o Facebook, Diáspora começa a ganhar adeptos

Primeiro foi o perfil de Stanley Burburinho sumariamente banido do Facebook, provavelmente denunciado pelos que não concordam com a linha ideológica de seu ativismo, qual seja: usar a informação como arma para desmascarar os dominadores (poder econômico e mídia, principalmente).



Persistente, Stan criou novo perfil, adotando pseudônimo de Julinho da Adelaide, um avatar com a face de Che Guevara, a exemplo do Anonymous, que usa o conspirador inglês Guy Fawkes como representação simbólica. Mas hoje cedo as pessoas começaram a procurar por ele no Facebook. Uma pesquisa rápida leva a um perfil "hacheado" do velho Julinho.

E sabe o que eles pediram para liberar o Julinho? O número do telefone dele. Rárarara, vão ter que esperar sentados.


Fiquei intrigado porque comigo aconteceu algo semelhante, mas em escala menor. Um dia desses recebi um aviso de que o FB tinha sido notificado por violação dos termos de uso por pessoa operando a partir do meu perfil. Caso considerasse a punição injusta, seis dias sem poder executar algumas ferramentas, bastaria mandar um e-mail que eles detalhariam o processo.

Apesar de enviar o e-mail, conforme sugerido, até hoje, uma semana depois, não sei porque levei esse puxão de orelhas. Confesso que já estava um pouco desanimado, depois de saber o Departamento de Estado, a CIA e o grupos de espionagem eletrônica americanos estavam atuando não só no FB, mas estariam monitorando e-mail e, pasmem, até mensagem privativas.

Burburinho não perdeu seu bom humor e segue atirando pelo twitter seus potentes petardos. Um deles, esta tarde, diz: #Obama quer prender ‎#Snowden por crime de espionagem porque #Snowden mostrou que Obama cometeu crime de espionagem. Vai entender.

Mas como o mundo não está perdido, ainda,, há uma boa solução em código aberto e super segura, o Joindiaspora. Segundo o próprio Stan, trata-se de uma rede social super interativa e livre de intrusos. Por isso, comunico que, assim que tiver um tempinho, vou desativar minha conta no FB e migrar para o Diáspora.

Lá você cria sua comunidade e protege de verdade seus dados pessoais. Pelo menos é o que diz a propaganda e, até prova em contrário, vou nessa. Quanto ao e-mail, evite portais corporativos. Eles também são super vulneráveis, haja vista o que a UOL fez nas últimas eleições presidenciais. Caso não saiba, simples, faça como Burburinho, pesquise. Mas cuidado também com o Google, ok? Assim como outros "eles estão assistindo a você".

Só mais uma curiosidade, para os que não atentaram, o termo diáspora define o deslocamento, forçado ou incentivado, de grandes massas populacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário